O resultado do Processo Seletivo 2014 (PS 2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, a partir das 10h30. O Centro de Processos Seletivos da Instituição (Ceps) recebeu, na última segunda-feira, 13 de janeiro, os dados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e já está processando as informações.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 115 universidades e institutos federais brasileiros utilizam o Exame na seleção de candidatos. Na UFPA, todos os 134 mil inscritos deveriam participar do Enem 2013, realizado nos dias 26 e 27 de outubro do ano passado, para disputar as vagas da Universidade.

Este ano, as 7.752 vagas da Universidade Federal do Pará foram divididas em três processos seletivos. Foram 1.019 vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 5.627 vagas ofertadas pelo Processo Seletivo 2014 (PS 2014), com 157 vagas para pessoas com deficiência e outras 949 oportunidades de ingresso no ensino superior ofertadas para estudantes de origem quilombola, indígena ou de populações tradicionais para cursos específicos, como Etnodesenvolvimento e Educação do Campo, por meio do Processo Seletivo Especial 2013 (PS 2013).

Divulgação - A cerimônia de divulgação inicia-se a partir das 9h, com a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), responsável pela realização do concurso. Após homologado, o Listão será entregue ao reitor Carlos Maneschy e, em seguida, divulgado para a imprensa durante uma entrevista coletiva realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico, no bairro Guamá.

No encontro com os jornalistas, além do reitor, estarão disponíveis para entrevistas a presidente interina da Coperps, Lúcia Harada; a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira; o diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), Aluizio Barros; o assessor especial da Pró-Reitoria de Ensino, Mauro Magalhães; e mais integrantes da Coperps e da Administração Superior da Universidade que acompanham a cerimônia.

Entre os temas abordados, estão informações sobre a realização do concurso, o preenchimento das vagas, a liberação das vagas para o curso de Jornalismo e, ainda, orientações aos calouros sobre documentos e procedimentos para habilitação, matrícula e início das aulas na Universidade.

A previsão da UFPA é que a tradicional leitura do resultado pelas rádios inicie-se por volta das 10h30 da manhã e, cerca de meia hora após o início da transmissão, o Listão estará disponível no site do CEPS e no Portal da UFPA

Novidades – Entre as novidades do PS 2014 da UFPA, está a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como etapa única de seleção, a criação do Bônus de 10% para os estudantes do ensino médio da Região Norte e a oferta do curso de Engenharia de Materiais no campus recém-criado de Ananindeua.

Entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Educação Física, com 3.500 inscritos, totalizando 128.80 candidatos para uma vaga. O curso de Serviço Social aparece em segundo lugar, com 114.06 candidatos por vaga, seguido do de Psicologia Vespertino, com 100.58 por vaga. Já entre os candidatos não cotistas, Medicina é o curso mais concorrido, com 5.046 inscritos, resultando em 75.31 candidatos para concorrer a uma vaga. Em segundo lugar, Direito aparece com 47 candidatos por vaga e Educação Física, em terceiro, com 45.90 candidatos para uma vaga.

Serviço:
Resultado do PS 2014 da UFPA
Data: 17 de janeiro de 2013
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Básico da UFPA.
Divulgação no Portal da UFPA e na página eletrônica do CEPS

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA 
Foto: Alexandre Moraes