Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves recebeu a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, da Prefeitura de Belém
Início do conteúdo da página

Professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves recebeu a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, da Prefeitura de Belém

imagem sem descrição.

A Professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves recebeu no dia 12 de janeiro a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco. Considerada a maior honraria do município de Belém, a comenda Francisco Caldeira Castelo Branco é destinada a agraciar pessoas e instituições por relevantes serviços prestados à Capital Paraense.

A honraria foi entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em cerimônia oficial no Palácio Antônio Lemos, como parte das comemorações do aniversário de 408 anos de Belém. Foram agraciadas com a medalha mais de 20 personalidades, que contribuíram, no ano de 2023, para o crescimento da capital paraense, em diversos segmentos, como na política, educação, economia, cultura. A honraria foi instituída em 1978 por meio de decreto municipal e homenageia o capitão português Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador da cidade de Belém.

Na plateia do Palácio Antônio Lemos um grupo em especial comemorava a homenagem: familiares, servidores, alunos e egressos do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA prestigiaram a professora Terezinha Valim. “Nos sentimos honrados pelo convite e pela homenagem da Prefeitura de Belém para nossa querida e amada Professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves. Momento de reconhecimento e deferência ao seu empenho acadêmico na Área de Ensino”, destacou Eduardo Vieira, Diretor Geral do IEMCI.

A honraria recebida pela professora Terezinha Valim vem como mais uma condecoração pelos 45 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão na UFPA e toda a contribuição para a criação e desenvolvimento da área de ensino de ciências e matemática no estado do Pará e na Amazônia brasileira. “Fiquei muito feliz com a presença do nosso Diretor, de colegas, orientandas e ex-orientanda. Ratifico agradecimentos verbais já feitos ontem e compartilho a condecoração com todos que fazem/fizeram o IEMCI e caminharam comigo nesta jornada.”

A professora Terezinha possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas pela Universidade Estadual de Campinas. É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979, criou o Clube de Ciências da UFPA, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição (iniciação à docência desde o início da graduação) e a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. É pesquisadora na área de Educação em Ciências, coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do IEMCI da UFPA, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o Polo Acadêmico do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), de 2014 a 2019. É docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados.

Texto: Carla Silva - ASCOM/ CPGA/ IEMCI
Fotos: Luiz Bezerra

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página