Página inicial > Notícias > 1a Reunião do FALE – Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará

Para inscrições e informações, acesse o site do evento:

Na sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2018, ocorreu no IEMCI a apresentação do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará para comunidade.

O Fórum Flor do Grão Pará terá como sede o Instituto de Educação Científica e Matemática da Universidade Federal do Pará e será coordenado pela Professora de Teoria e Prática, Elizabeth Orofino Lucio.

O Fórum é um processo de formação centrado na dialogicidade como alternativa a modelos formativos que tendem a hierarquizar professores da escola básica e da universidade, vistos como aqueles que aplicam e aqueles que produzem conhecimentos, respectivamente. Defende-se a sala de aula como espaço privilegiado para a criação e a atualização de saberes e conhecimentos pedagógicos e da construção de uma alfabetização como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo de modo outro,buscando, portanto, socializar ações vividas e refletidas em espaços de formação docente instituintes, reafirmando a escola em sua potência.

O Fórum é constituído de forma coletiva, representado por docentes do ensino superior, docentes da educação básica, técnicos educacionais, coordenadores, supervisores, gestores, pesquisadores, entidades governamentais, não governamentais e pessoas físicas, com atuação na área de educação, bem como aqueles que atuam em defesa da Alfabetização, Leitura e Escrita.

O trabalho coletivo iniciou-se com a construção da logomarca do Fórum Flor do Grão Pará, realizado pelo coletivo do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

Os alunos Giulia Gama Tobias Furtado (LACORE/UFPA) e MindiyraUaki Pimentel Freitas (LACORE/UFPA) foram os responsáveis pela criação da logomarca que está floreando os encontros do Fórum Flor do Grão Pará.

Na oportunidade, a Coordenação se apresentou, juntamente com a direção do IEMCI e da FEMCI, e foram traçados os caminhos colaborativos para colocar em prática os objetivos do Fórum.

Estiveram presentes ao primeiro encontro:

Selma Pena / UFPA-ICED

Andrea Costa/ UFPA/ IEMCI - LASEA