Página inicial > Notícias > I Farinhada Literária

I Farinhada Literária

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil e ao Dia Nacional da Leitura Infantil, foi realizado na última segunda-feira, 2 de abril de 2018, a primeira edição da Farinhada Literária. O evento é uma iniciativa do Clube Leitura Tertúlias do Grão Pará e da Biblioteca Infantil Grãozinho Paraense. Os dois integram o Laboratório Sertão das Águas (LASEA), do Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) .

A coordenadora do LASEA e do evento, professora Elizabeth Orofino, fala que o objetivo do evento foi discutir o processo de alfabetização a partir da perspectiva do elo entre a cultura escrita e a literatura, que são importantes para a formação do leitor e do escritor. “O Brasil tem apresentado historicamente dificuldades para universalizar a aprendizagem da leitura e da escrita de maneira socialmente significativa. Na direção da formação do cidadão crítico, discutiremos modos de funcionamento da escola, no movimento de aprender e ensinar, com base em teorias e na perspectiva do papel da cultura escrita e da literatura”, afirma.

O evento também contou com a participação de escritores paraenses como: Heliana Barriga, Telma  Cunha, Daniel Rocha Leite,Antonio Juraci Siqueira, Maciste Costa,Walcyr Monteiro e Paulo Nunes.

Segundo a professora Elizabeth, é importante também dialogar com esses escritores que fazem parte da consolidação da literatura. “A literatura paraense, especialmente a que é produzida para o público infantil, juvenil e adulto se apresenta nos dias atuais como um campo novo de pesquisa acadêmica, mostrando seu importante papel na construção de uma sociedade cada vez mais consciente de sua diversidade cultural e na compreensão do papel social dos povos da região e na formação da identidade nacional”, destaca.

A programação foi aberta à alunos de graduação e pós-graduação, professores e também para as crianças. Além dos escritores, o evento  contou com a participação de professores do IEMCI, do Professor Doutor Nilo Souza do Instituto de Ciências da Educação (ICED) e do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (GELAFOL) e da Professora Mestra Myrle do Socorro Santa Brigida criadora e coordenadora do Trovadores da Alegria.