Página inicial > Notícias > Semana UFPA Sustentável tem programação especial no IEMCI

Semana UFPA Sustentável tem programação especial no IEMCI

Durante a semana de 03 a 07 de junho, a Universidade Federal do Pará está promovendo a “Semana UFPA Sustentável”, com ações que tem por objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de uma responsabilidade socioambiental e a valorização do patrimônio. No Instituto de Educação Matemática e Cientifica as ações estão voltadas para a criação de uma “Agenda Sustentável da Unidade”, a qual será um documento construído coletivamente e que elenca problemas ambientais e aponta soluções/ações.

O primeiro passo para a construção da Agenda Sustentável foi a realização de um diagnóstico participativo dos problemas ambientais da unidade. Foram colocadas no Instituto caixas de sugestões para que a comunidade pudesse opinar sobre a situação do instituto e sugerir propostas que proporcionem um ambiente sustentável. Ao longo desta semana estão acontecendo reuniões para debate das sugestões e composição da agenda (*veja a programação abaixo*). A intenção é que esse documento sirva de referência para que as instancias de gestão da unidade tomem conhecimento dos anseios da comunidade e busquem, na medida do possível, implementar as sugestões. “Além de contribuir a sustentabilidade do instituto e divulgar a importância da educação ambiental, essa ação é uma excelente oportunidade para vivenciar e aprender na prática a mobilização e construção coletiva de compromissos com o meio ambiente, ou seja, um excelente exercício de cidadania”, explica o membro da comissão de elaboração da agenda sustentável, professor Jesus Brabo.

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada no ano de 1972, em Estocolmo, na Suécia. Desde 1981, o governo brasileiro também estabeleceu, através do Decreto Federal nº 86.028 que neste período, em todo território nacional seja promovida a Semana Nacional do Meio Ambiente que visa apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.