Página inicial > Notícias > FILME SELECIONADO

FILME SELECIONADO

FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA FLOR DO GRÃO PARÁ DO IEMCI TEM FILME SELECIONADO PELA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED).

Em 23 de março de 2018, ocorreu o I Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará que deu início aos eventos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, formação e trabalho docente; que integra o IEMCI/FEMCI.

O FALE Flor do Grão Pará é um projeto de ensino, pesquisa e extensão e, durante os eventos de formação permanente, cada ato que integra a programação é produzido por meio de sérios estudos. O FALE lança a palavra, semente do professor do ensino básico, no silêncio das águas do Estado do Pará e faz reverberar seu  pronunciamento, mostrando que é possível uma nova relação entre universidade e escola básica, por meio de pesquisa implicada que conduz à ação do ser humano a uma nova assunção de posicionamento(LUCIO, 2016).

O FALE promove formação para que todos e todas tenham direito à palavra oral e à palavra escrita, por isso lutamos pela alfabetização e para que indígenas, quilombolas, ribeirinhos, docentes do ensino básico, crianças, jovens e adultos tenham sua palavra própria, contem e escrevam suas histórias.

Durante o I FALE Flor do Grão Pará, foi exibido o filme VER-AS-VIDAS DOCENTES NO FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, de autoria da Prof.ª Dr.ª Elizabeth Orofino, do Prof. Dr. Tiago Ribeiro e do Fotógrafo Flávio Contente. Esse filme foi selecionado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação (ANPED) para a 2ª Exibição permanente no Portal da ANPEd – Canal de Vídeos.

Registramos nosso agradecimento a Flávio Contente que, gratuitamente, produziu, com a qualidade ímpar de seu trabalho, editou e montou o vídeo; a Prof.ª Dr.ª Ariadne Peres Contente, pelo acolhimento e partilha no processo de implementação do trabalho; à equipe do LACORE, pela criação das logomarcas; à direção do IEMCI na pessoa da Prof.ª Dr.ª Isabel Lucena, que é participante assídua do Fórum; a toda equipe IEMCI/FEMCI de docentes, discentes e técnicos; aos parceiros do ICED; da ASCOM; da Rádio Web UFPA e a PROEX,  pelo apoio ao FALE Flor do Grão Pará.

À Professora Doutora Carmen Sanches Sampaio nossa gratidão pela criação do FALE.

Ao Professor Doutor Tiago Ribeiro nosso agradecimento pela parceria no trabalho.

Aos docentes que participaram do vídeo nosso obrigada.

Vamos florear mais e mais em leituras e escritas no IEMCI/FEMCI/UFPA!