Página inicial > Notícias > Ciência na Ilha 2021

Ciência na Ilha 2021

Vem aí mais um Ciência na Ilha. O evento é promovido pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará, por meio do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). Devido a pandemia de Covid-19, a edição 2021 será virtual. “foi uma a alternativa foi realizar o evento em formato virtual em 2020, por causa da pandemia e decidimos que para segurança de todos deveríamos repetir o mesmo formato esse ano”, explica o professor Jesus Brabo, coordenador do projeto.

Os trabalhos apresentados serão vídeos curtos (entre 2 e 5 minutos) produzidos por estudantes e professores que tratem sobre a realidade, problemas e soluções em comunidades ribeirinhas.

Os vídeos apresentados deverão estar entre as seguintes categorias: investigação sobre fenômenos naturais e sociais; inovação tecnológica; e informação relevante para a comunidade. Os trabalhos selecionados pela comissão avaliadora ficarão em exposição no website do evento (ciencianailha.wordpress.com.). Os autores dos vídeos selecionados receberão certificados de participação e honra ao mérito.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 15 de setembro a 3 de dezembro de 2021, exclusivamente através do site. A divulgação oficial do resultado ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2021, através do site. Cada equipe deverá ser formada por um professor responsável e no mínimo um e no máximo dez alunos. Confira mais informações no regulamento.

Ciência na Ilha

O Ciência na Ilha é um projeto que já está em sua 13ª edição e tem por objetivo promover o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e membros das comunidades ribeirinhas. “O Ciência na ilha já está na agenda de professores e grupos de pesquisa e extensão que atuam nessas comunidades, por isso é importante manter o evento ativo mesmo que de maneira virtual”, ressalta o coordenador do projeto.

Inscrição de trabalhos: 15 de setembro a 3 de dezembro de 2021.
Seleção dos vídeos inscritos: até 9 de dezembro de 2021.
Divulgação do Resultado: 10 de dezembro de 2021.
Exposição Virtual: a partir do dia 10 de dezembro de 2021.