Página inicial > Notícias > Nota de falecimento - Professor Horácio Schneider

Nota de falecimento - Professor Horácio Schneider

É com muito pesar que informamos sobre o falecimento do Professor Horácio Schneider. O Instituto de Educação Matemática e Cientifica sempre contou com seu apoio em diversas ações, apenas para mencionar algumas das mais recentes, o intenso auxílio para aquisição dos kits de biologia, física e química do Laboratório de Ensino de Ciências, o apoio ao nosso curso de Licenciatura Integrada, inclusive, viabilizando a primeira oferta do curso fora de Belém-PA no município de Bragança-PA. Horácio Schneider possui uma das mais belas biografias acadêmicas da UFPA, com reconhecimento mundial pelo seu trabalho como pesquisador.

Horácio Schneider nasceu no dia 15 de maio de 1948 na cidade de São Paulo (SP) e graduou-se em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPA, em 1974. Em 1976, sob orientação do Professor Francisco Mauro Salzano, concluiu o Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, no período de 1979 a 1984, realizou doutorado também na UFRGS sob a mesma orientação. Realizou ainda dois pós-doutorados, tendo sido o primeiro, em 1990, na Universidade de Stanford sob orientação de Luigi Luca Cavalli-Sforza e o outro, em 2005, no período de janeiro a julho na Universidade de Nebraska (Lincoln, NE, USA).

O Professor Horácio Schneider publicou dezenas de artigos nos mais renomeados periódicos em suas áreas de pesquisa (Genética, Biologia Molecular e Zoologia), proferiu conferências  na Wayne State University (EUA), Smithsonian Institute (EUA), Regional Primate Center, Wisconsin University (EUA) e Universidade do Texas (EUA) dentre outras. Schneider somou mais de 2000 citações em diversos trabalhos, atualmente era Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B; foi membro do conselho da SBPC, presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia, presidente da Sociedade Brasileira de Genética, dentre outras atividades. Em 1999  foi nomeado membro titular da Academia Brasileira de Ciências e em 2002, recebeu a ordem honorífica de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2010, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico concedidas por decreto presidencial. Ocupou diversos cargos administrativos na UFPA,  destacando-se recentemente a Vice Reitoria (2009-2016) e a Reitoria em Exercício por meio da portaria n° 2.682 de 20 de junho de 2016, até a posse do atual Reitor Emmanuel Zagury Tourinho.

Neste momento de dor e consternação, só nos cabe lamentar a inestimável perda e desejar conforto à sua família.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com o Prof. Horácio Schneider, que será sempre lembrado por seu profissionalismo, competência e apoio ao Ensino de Ciências e Matemática em nosso Instituto.

Instituto de Educação Matemática e Científica.