Página inicial > Notícias > Discente do IEMCI recebe Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica 2019

A discente Jesuline Mendes Damasceno, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do IEMCI, recebeu da Universidade Federal do Pará o Prêmio destaque da Iniciação Cientifica e Tecnológica 2019.

O projeto de pesquisa “O processamento prosódico visual na estrutura do discurso por crianças surdas” ocorreu no período de agosto de 2018 a julho de 2019, coordenado pela Profa. Dra. Francisca Maria Carvalho e auxiliado pela discente Jesuline Damasceno, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O projeto tem como objetivo principal investigar a prosódia das emoções básicas universais (alegria, tristeza, raiva, desprezo, alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo, correspondes as reações inatas e pré-organizadas a estímulos (exteriores ou interiores) de pessoas surdas.

Agora, a bolsista Jesuline Mendes Dasmaceno participará do ESTÁGIO PIBIC-VERÃO - EPV na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Laboratório de Psicolinguística Experimental – LAPEX, coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Maia, que a supervisionará no período de 15 de junho a 15 de julho de 2020. Durante essas quatro semanas, Jesuline desenvolverá um estudo sobre rastreamento ocular na leitura de construções da Língua Portuguesa. Além do estágio, a coordenação articula parcerias com o LAPEX para implementação um Laboratório de Psicolinguística e Alfabetização/Letramento no Instituto de Educação Matemática e Científica, interagindo ensino, pesquisa e extensão para o ensino aprendizagem de Língua Portuguesa e Libras dos anos iniciais e a Educação de Jovens e Adultos, tendo como público alvo surdos e ouvintes.