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Direção do IEMCI faz um balanço do primeiro ano de gestão

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No início de 2020 os professores Eduardo Vieira e Wilton Rabelo foram eleitos para a direção do IEMCI. Os planos eram dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior e colocar em prática propostas como mudanças no Regimento Interno do Instituto e a reformulação de alguns quadros e processos administrativos, no entanto, a pandemia da COVID-19 trouxe uma realidade completamente diferente, levando a gestão a se adequar ao novo cenário, atender as novas demandas, sem deixar que o Instituto parasse suas atividades e a execução de projetos. Conversamos com o professor Eduardo Vieira, diretor do instituto que fez um balanço do ano de 2020 e falou das perspectivas para 2021. Confira a entrevista.

Desafios Inesperados

O início do ano foi promissor em relação ao que nós poderíamos fazer e alcançar. Tivemos uma transição positiva por já fazermos parte da gestão anterior. Tínhamos a intensão de montar uma equipe para reformular o regimento interno do IEMCI, o documento é o mesmo há praticamente dez anos (de quando nós passamos de núcleo para instituto) e nós queríamos avançar, pois crescemos e instituímos novas subunidades no IEMCI. Contudo, a discussão sobre o regimento foi substituída ao longo do ano pelas discussões das resoluções emergenciais por causa da pandemia do novo coronavírus. Desse modo, tivemos que nos dedicar administrativamente para as ordens do dia diante deste quadro pandêmico. As resoluções de ensino remoto, a utilização dos espaços, a gestão de recursos para as obras que já tinham sido ordenadas, sem falar nas orientações dos relatórios de trabalho a distância. Tudo isso acabou nos consumindo num outro tipo de trabalho. Não pareceu prudente forçar uma discussão regimental que é complexa com as pessoas envolvidas em outras ações. A reformulação do regimento ainda é um dos projetos dessa gestão, no entanto, o regimento permanece funcional e perde o caráter de urgência devido as demandas atuais e diante da experiência que estamos tendo com as atividades remotas, quando formos trabalhar esse novo documento ele será ainda mais atual e mais completo.

 Obras no IEMCI

Uma coisa importante a destacar, e isso é mérito das gestões anteriores, é que nós tivemos recursos que foram preservados para encaminhamento de obras que já estavam previstas, como a reforma da biblioteca (está em andamento), uso das emendas parlamentares que foram empenhados e que nos permitiu iniciar a construção do prédio do clube de ciências, com todo o apoio possível da Reitoria da UFPA. É algo que temos que reconhecer como absolutamente positivo neste ano tão atípico, algo que envolveu a continuidade de um trabalho administrativo intenso da Prefeitura da UFPA, Administração Superior e IEMCI para não perder os prazos para execução das obras.

Outra coisa que tramitou, mesmo tendo mudanças significativas com a migração para um sistema totalmente digital foram as progressões funcionais, além disso, também tivemos as avaliações de estágio e a emissão regular de documentos. Embora o IEMCI, assim como a Universidade de um modo geral, não estarem aberto ao público de forma ampla e irrestrita, o prédio continuou sendo bem cuidado, assim como os nossos laboratórios que continuaram mantidos e supervisionados pelos coordenadores desses espaços.

Remoção e chegada de docentes

Nós tivemos remoção e chegada de docentes e vemos isso positivamente por mostrar que estamos conversando institucionalmente e também nos indica que há um reconhecimento do que alguns docentes já fizeram aqui, respeitando suas possibilidades de trabalho em outras unidades e de docentes que procuram o IEMCI, por reconhecerem neste espaço novas possibilidades acadêmicas, indicando que o Instituto permanece como uma unidade bem referenciada.

A graduação do IEMCI como um diferencial

A nossa graduação foi concebida há pouco mais de dez anos e ela foi idealizada num ambiente de interação digital crescente. Temos, por exemplo, um tema denominado “Recursos Tecnológicos Pedagógicos” como componente curricular obrigatório no nosso curso e que é trabalhado em diferentes momentos da graduação, isso possibilita ao nosso estudante maior familiaridade na utilização de recursos como plataformas virtuais, equipamentos de informática, planejamentos pedagógicos em ambientes digitais e elaboração de materiais didáticos.  Isso é algo que já existia na licenciatura, então um professor com esta formação tende a ser valorizado nesse momento em que essas ferramentas se tornam imprescindíveis, nós acreditamos que esse professor tem um diferencial muito positivo na atualidade.

A pós-graduação do IEMCI não parou.

Estamos desenvolvendo muitas atividades de forma remota, no caso especifico do IEMCI, todos os programas de pós-graduação continuaram oferecendo componentes curriculares e muitos grupos de estudos continuaram realizando suas reuniões de forma remota. Mantivemos um calendário de qualificações e defesas, no entanto, isso não quer dizer que os programas funcionaram da mesma forma que funcionariam presencialmente, até porque nós tivemos outros problemas decorrentes da pandemia. Não são todos os estudantes que têm condições de receber uma orientação em suas casas. Temos mães e pais de família com crianças em idade escolar que precisam ser cuidadas em tempo integral nas residências, existem limitações também para docentes desenvolverem suas orientações e seus componentes curriculares. Problemas mais particulares que envolvem o adoecimento, a perda de familiares e amigos, ansiedade e depressão possivelmente impactaram o percurso de alguns estudantes e isso ainda será levantado por nós. Ainda assim, podemos afirmar que as questões técnicas e de ambiência foram as geradoras de maior impacto e que esses fatos não foram a regra, os programas mantiveram uma continuidade surpreendente com muitas qualificações, defesas e produções acadêmicas, é possível afirmar que nossos programas funcionaram de forma regular, ainda que remotamente.

Clube de Ciências

Um dos setores mais impactados pela pandemia foi o Clube de Ciências por ser um espaço eminentemente interativo e presencial, assim, não foi possível transpor adequadamente as atividades para os ambientes virtuais, considerando sobretudo o perfil do nosso público-alvo. Tivemos que encarar a suspensão das atividades como elas aconteciam normalmente. Basicamente, o Clube continuou administrativamente, realizando os ciclos de formação docente online, na organização de seus documentos e como espaço de pesquisa, além da manutenção periódica do espaço liderada pelo seu coordenador. No final do ano, a equipe do Ciência na Ilha fez um grande esforço e conseguiu realizar o Ciência na Ilha em uma modalidade virtual, com exposição de trabalhos e ampla divulgação.

Eleições para Reitor da UFPA

Tivemos rumores de intervenção na UFPA, de não respeitabilidade a autonomia universitária e o IEMCI foi muito atuante nisso. Nos mobilizamos administrativamente, politicamente e socialmente, além de estabelecer diálogo com várias outras unidades para garantir a autonomia universitária. Nesse cenário, destaco o papel do professor Tadeu Oliver Gonçalves, que é nosso representante e decano no CONSUN, atuando ativamente na luta pelo processo democrático na UFPA. O professor Tadeu assumiu a reitoria da UFPA de forma interina, após decisão do Conselho Universitário, se expondo, porque ele está na faixa etária de risco, esse ato, contudo, foi muito importante, podemos até pensar que isso pode ter evitado uma intervenção na UFPA. A não regularidade administrativa produz impactos no serviço público, não podemos negar que o período de indefinições da UFPA trouxe prejuízos, gerando tensões na comunidade universitária e impactando algumas ações administrativas. Ao final deste conturbado processo, o Reitor eleito, Professor Emmanuel Tourinho, foi empossado e isso garantiu a retomada das ações na UFPA, da forma ordenada que desejávamos.

Perspectivas para 2021

O calendário acadêmico de 2021 foi aprovado agora em dezembro, enquanto estivermos nesse quadro pandêmico não há como garantir a regularidade anterior, não temos previsão de sair desse cenário tão cedo. Na UFPA temos um Grupo de Trabalho sobre o Novo Coronavírus que tem por objetivo acompanhar o cenário epidemiológico da COVID-19 e divulgar recomendações à comunidade acadêmica. E a UFPA tem baseado suas decisões de acordo com as recomendações desse Grupo de Trabalho que é a expertise científica que devemos considerar no âmbito institucional.

De qualquer forma, já temos definido para 2021 o curso na modalidade a distância de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens com vagas para os municípios de Altamira, Ananindeua, Bragança, Juruti, Salinópolis e São Sebastião da Boa Vista. Também mantivemos o mesmo número de vagas na graduação para o Processo Seletivo 2021, cujas vagas serão preenchidas com base nos resultados da prova do ENEM. Os programas de pós-graduação devem continuar a sua dinâmica normal porque foram os menos impactados na pandemia. Em 2021 pensamos em aperfeiçoar essa situação. Há previsão de formatura, a qual se dará de forma extemporânea, em formatos virtuais, temos uma resolução na UFPA regulamentando isso.

Do ponto de vista administrativo também não devemos ter maiores alterações, acredito que alcançamos uma excelência administrativa em muitos processos remotos. O que é essencial continua sendo mantido, a CPGA continua funcionando regularmente, todos os gestores das subunidades continuam vindo para o instituto respeitando todas as regras de proteção sanitária, a direção, secretaria executiva e coordenação acadêmica não paralisaram atividades e devemos continuar trabalhando dessa forma, na esperança de dias melhores em 2021 para todas e todos que fazem o IEMCI.

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