Página inicial > Notícias > ABRALIN ao Vivo promove palestras

ABRALIN ao Vivo promove palestras

Associação Brasileira de Linguistica – ABRALIN promove mais uma rodada de encontros virtuais, por meio da série “Abralin ao Vivo”. O evento tem como público-alvo professores alfabetizadores, professores do ensino fundamental, básico, médio e universitário, pesquisadores, gestores municipais de todo Brasil. Os encontros virtuais acontecerão nos dias 24/02 e 27/02.

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, o encontro acontecerá a partir das 19 h e terá como tema “Alfabetização e Linguística: entrelaçamentos históricos - homenagem a Miriam Lemle” e contará com a presença da Professora Doutora Marlene Carvalho da UFRJ e do Professor Doutor Lourenço Chacon da UNESP, com a moderação das coordenadoras do Comitê Científico Nacional Alfabetização e Letramento da Abralin, Professora Elizabeth Orofino (UFPA) e Professora Raimunda Belini (IFPI/UFPI).

A mesa-redonda abordará por meio de uma perspectiva histórica a importância do trabalho desenvolvido por Miriam Lemle, em especial, o seu Guia Teórico do Alfabetizador. Trata-se de uma proposta que abordará o entrelaçar entre a Alfabetização, o Letramento e a Linguística, com o objetivo de, muito mais do que prestar uma homenagem à grande Linguista e Professora, discutir, sob o arcabouço da Linguística, a partir de uma perspectiva histórica, estudos e pesquisas, em seus postulados teóricos e metodológicos, relacionados ao processo de alfabetização e letramento, nos primeiros anos de escolaridade.

No sábado, dia 27 de fevereiro, a programação começara às 14 h com o tema “Alfabetização e Letramento- um entrelaçar entre o ensino e a pesquisa Entrelaçamentos”. Na oportunidade, serão abordados os desafios para o ensino e a pesquisa no campo por meio do elo alfabetização/letramento e a linguística, apontando desafios e potencialidades no campo do ensino inicial da leitura e da escrita. O encontro contará com a presença da Professora Doutora Maria do Rosário do Longo Mortatti, do Professor Doutor Wanderley Geraldi e da Professora Doutora Cecília Mollica, com a moderação das coordenadoras do comitê científico nacional Alfabetização e letramento da Abralin, Professora Elizabeth Orofino (UFPA) e Professora Raimunda Belini (IFPI/UFPI).

A professora Elizabeth Orofino ressalta que os encontros são de extrema relevância no atual contexto em que vivemos.  “É muito importante a participação e representação da UFPA nessa discussão nacional no campo da alfabetização, enquanto instituição formadora de professores.”

A série Abralin ao Vivo objetiva dar acesso livre e gratuito a estudantes, pesquisadores e demais interessados em diferentes aspectos da investigação em linguística a discussões e apresentações sobre os mais diversos temas relacionados ao estudo da linguagem humana.

Data: 24/02/2021 (quarta-feira).
Horário: 19 h.
Canal Abralin ao Vivo.

Alfabetização e Letramento - um entrelaçar entre o ensino e a pesquisa Entrelaçamentos