Página inicial > Notícias > Inscrições para submissão de trabalhos no V Congresso Brasileiro de Alfabetização

O campo da alfabetização tem, cada vez mais, ocupado lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político no Brasil. As discussões na área ganham amplitude perante as dificuldades enfrentadas diante do cenário de pandemia do novo coronavírus. Cenário esse que será amplamente discutido no V Congresso Brasileiro de Alfabetização, que traz como tema “Políticas, Práticas e Resistências”.

O COBAlf é um evento de natureza científica e pedagógica, que ocorre a cada dois anos, já reconhecido como um dos principais eventos nacionais de debates sobre o tema da alfabetização. “O encontro é de extrema relevância no atual contexto em que vivemos em que temos um novo cenário com a pandemia e precisamos planejar a alfabetização pós-pandemia, além de refletirmos sobre a política nacional de alfabetização (PNA) e partilharmos resultados de pesquisas do campo, práticas alfabetizadoras e a gestão de redes de ensino que alfabetizam seus alunos.”, explicou a professora Elizabeth Orofino, que faz parte da diretoria da ABAlf, além de compor a comissão organizadora do evento.

A coordenação da Abalf Norte, convida os professores alfabetizadores, professores do ensino fundamental, básico, médio e universitário, pesquisadores, gestores municipais de toda região norte para participar do encontro. “É muito importante a participação da região norte nessa discussão nacional no campo da alfabetização”, ressalta a professora Elizabeth Orofino. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Alfabetização, que tem como uma de suas instituições parceiras a Universidade Federal do Pará.

O congresso acontecerá no período de 18 a 20 de agosto de 2021, de acordo com a organização, o congresso ocorrerá de forma on line na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Estudantes, professores e pesquisadores de educação básica, graduação e pós-graduação são convidados a comunicarem suas pesquisas e práticas pedagógicas no V Cobalf. Interessados tem até o dia 31 de maio de 2021 para submeter trabalhos, de acordo com as normas do evento, acesse aqui.

Inscrição para submissão de trabalhos: até 31/05/2021.
Período: 18 a 20 de agosto de 2021.
Local: Universidade do Estado de Santa Catarina.