Página inicial > Notícias > Pesquisa busca analisar a produção científica brasileira sobre o ensino e a aprendizagem de geometria

O pensamento geométrico é importante por desenvolver habilidades nos indivíduos, as quais estão relacionadas as coordenações físicas (coordenação de movimentos do corpo com a visão), e espacial (em como identificar, relacionar e classificar componentes especificos referentes as formas e tamanhos dos objetos). Nesse sentido, os dois grandes objetivos do ensino da “geometria escolar” estão relacionados ao desenvolvimento da “percepção geométrica” e da “percepção espacial” dos indivíduos. Embora esses objetivos estejam explícitos em documentos oficiais, algumas pesquisas têm mostrado o desconhecimento desses objetivos por parte de professores, nesse caso, em particular, professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O Professor Dr. Arthur Gonçalves está desenvolvendo uma pesquisa de pós-doutorado com objetivo de analisar a produção científica brasileira sobre o ensino e a aprendizagem de geometria, a partir do ano 2010 e, a construção/adaptação e validação de uma escala de atitudes e três escalas de crenças de autoeficácia em relação à geometria. Em termos da produção cientifica a pesquisa tem como foco organizar conhecimentos acadêmicos e docentes oriundos da produção cientifica brasileira, bem como produzir escalas capazes de avaliar conhecimentos acadêmicos expressos por professores que ensinam Matemática na Educação Básica (Pedagogos, Licenciados em Matemática, Licenciados Integrados, Ciências Naturais, etc.) em relação a Geometria escolar.

Em função da crise sanitária ocasionada pela pandemia do coronavírus, que impossibilitou a coleta das informações de forma presencial, a pesquisa vai ser implementada de forma virtual. O site é autoexplicativo e pode ser acessado no endereço eletrônico abaixo:

ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Acessem, participem e divulguem. Essa pesquisa precisa chegar nos professores que ensinam matemática na Educação Básica brasileira.