Página inicial > Notícias > Semana Acadêmica PPGDOC

Semana Acadêmica PPGDOC

A semana acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGDOC dará início às atividades acadêmicas do ano letivo de 2022. As atividades acontecerão nos dias 17 e 18 de janeiro de 2022, com objetivo de acolher os discentes da Turma 2022, bem como apresentar informes iniciais necessários ao bom percurso acadêmico no Programa, situando a área Ensino e pesquisas em Programas Profissionais. O evento ocorrerá de forma presencial exclusivamente para os novos discentes do programa e quem desejar, poderá acompanhar a programação pelo canal do PPGDOC no youtube. (https://www.youtube.com/c/PPGDOC)

A programação iniciará no dia 17 de janeiro, a partir das 9 horas, com a aula inaugural intitulada “Programas profissionais: diálogo entre universidade e escola” que será ministrada pela Prof.ª Dr.ª Cleci Teresinha Werner da Rosa, da Universidade de Passo Fundo-UPF. A aula inaugural será precedida de uma Mesa de boas-vindas, a qual contará com a presença da Coordenadora do Programa Prof.ª Dr.ª France Fraiha Martins, do Vice Coordenador Prof. Dr. Jesus Cardoso Brabo, do Secretário do Programa Gilcinaldo Sanches, do Diretor Geral do IEMCI Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira e do Diretor-Adjunto do IEMCI Prof. Dr. Wilton Rabelo Pessoa.

Ainda o dia 17, acontecerá a Mesa Redonda intitulada “Itinerário Formativo: experiências discentes no PPGDOC”,  na qual será debatida por egressos e discentes do Programa. Os egressos serão representados pelo Prof. Me. Jonas Souza Barreira e pelo Prof. Me Sebastião Rodrigues Moura. Os discentes serão representados pelo Prof. Esp. Maico Tailon Silva da Silva e pelo Prof. Esp. Lucas Ferreira Rodrigues. A Prof.ª Dr.ª France Fraiha Martins mediará este encontro que iniciará às 14 horas.

No dia 18 de janeiro, a partir das 9h, teremos a segunda Mesa Redonda com o tema “Perspectivas de Pesquisa, formação e Docência em Programas Profissionais” e contará com a participação dos pesquisadores: Profa. Dra. Rafaela Lebrego de Araújo - IECOS/UFPA - Formação do professor pesquisador da própria prática: contínua formação; Prof. Dr. Marcos Guilherme Moura Silva – PPGECM/IEMCI/UFPA - Cérebro pedagógico: interações entre a neurociência e o ensino de matemática e Profa. Luely Oliveira da Silva – PPGEECA/UEPA - Experiências formativas no PPGEECA/UEPA: produtos e processos educacionais para o ensino de ciências no contexto amazônic.

Finalizando o dia 18 de janeiro, a partir das 14h, a Coordenação e a Secretaria do Programa reservaram um momento de orientações acadêmicas, sendo público alvo os discentes aprovados na última seleção, os quais cursarão o Mestrado Profissional no biênio 2022-2023.

A Semana Acadêmica estará aberta de forma presencial exclusivamente para os discentes aprovados no último processo seletivo, que deverão apresentar o certificado nacional COVID-19 . Contudo, o evento será integralmente transmitido pelo canal do PPGDOC no YouTube  e iniciará o ano letivo compartilhando experiências de formação e pesquisa.