Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas

imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas para vagas no município de Canaã dos Carajás (PA). O lançamento do edital ocorreu durante a I Jornada Pedagógica de Canaã dos Carajás e contou com a presença da Profª. France Fraiha Martins, coordenadora do PPGDOC, e o Prof. Osvaldo Barros, docente do programa. Levar o PPGDOC para outras localidades é muito importante para o desenvolvimento da docência em Ciências e matemática. “Precisamos continuar apostando nas parcerias que nos permitam participar e promover ações de monta para a formação de professores pesquisadores de suas próprias práticas na área do ensino de ciências e matemática na Amazônia. Esta é a primeira proposta de turma fora de sede que o PPGDOC assume, com vistas à potencializar a nucleação de docentes locais como agentes de transformação, embora recebamos anualmente nas turmas em Belém, professores dos diversos municípios do interior da Amazônia”, ressaltou a coordenadora do programa.

A turma de mestrado profissional tem por objetivo o desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências e matemática no município de Canaã dos Carajás e arredores. A previsão para o início do curso é abril de 2022.  As aulas ocorrerão em módulos intensivos, de forma presencial e a distância.

O PPGDOC possui duas linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática para a Educação Cidadã; e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Serão ofertadas 22 vagas, distribuídas conforme descrito no edital (inserir link do edital).

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender aos requisitos: formação acadêmica e vínculo profissional. Quanto a formação acadêmica: é necessário ter formação em curso superior em licenciaturas da área de Ciências (Biologia, Ciências Naturais, Física, Química) ou de Matemática ou em um curso de formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e/ou Pedagogia. Quanto ao vínculo profissional: estar vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás/PA ou estar lecionando ou atuando na coordenação pedagógica em outras instituições de ensino devidamente legalizadas.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão realizar inscrição no período de 17 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022.  Caso o candidato necessite de auxílio no envio dos documentos para a realização da inscrição, pode procurar o Centro Municipal de Formação dos Profissionais da Educação (CEMFOPRED), situado na avenida dos Pioneiros n. 154, Canaã dos Carajás/PA.

Serviços:
Edital PPGDOC para Canaã dos Carajás (PA).
Período de Inscrição: 17/01/2022 a 28/02/2022.
Link para Inscrição e edital: AQUI.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página