Página inicial > Notícias > Abertas as Inscrições para a V Escola de Estudos Avançados

Abertas as Inscrições para a V Escola de Estudos Avançados

A Escola de Estudos Avançados – Pesquisa em Cultura, História e Educação chega a sua 5ª edição. O evento acontecerá no período de 22 a 25 de fevereiro de 2022, será on-line e tem carga horária de 30 horas/aula. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 21 de fevereiro e devem ser feitas por meio do link (https://forms.gle/RiicRohKwB58c6Zm9).

O evento tem por objetivo promover reflexões e discussões acerca dos princípios epistemológicos que fundamentam as relações entre Cultura, História e Educação. “A Escola tem crescido a cada ano e, em especial em 2021, suplantou a dimensão nacional, pois a modalidade on-line permitiu inscrever interessados do Brasil e do exterior, e as atividades foram transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do nosso grupo de pesquisa – GPSEM”, ressaltam os coordenadores do evento.

Em 2022, devido à pandemia de covid-19, a V Escola ocorrerá na modalidade on-line, com atividades síncronas. A programação conta com palestrantes de instituições nacional e internacional. Serão onze aulas-palestras – incluindo a aula inaugural e a de encerramento, um painel temático e três exposições virtuais no I Salão Ciência e Arte, coordenado pela professora Cristina Lucia Dias Vaz, do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE) da UFPA,

A Escola de Estudos Avançados – Pesquisa em Cultura, História e Educação é uma atividade de ensino e extensão promovida anualmente, desde o ano de 2018, pelo Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Cientifica da Universidade Federal do Pará.

A última edição inteiramente presencial aconteceu em fevereiro de 2020 e contou com a participação de 120 inscritos e pesquisadores de dez instituições de ensino superior brasileiras e uma estrangeira. Em 2021, mesmo com a pandemia da covid-19, o grupo não interrompeu as atividades e realizou a IV edição de modo on-line, o que possibilitou ampliar o número de inscritos e diversificar o público-alvo de todas as regiões do Brasil e também de países de língua portuguesa e espanhola. “Nessa edição da escola tivemos participantes de 126 universidades brasileiras e ultrapassou 800 pessoas inscritas, entre profissionais da Educação e estudantes de pós-graduação. Mesmo após o término da IV Escola, as visualizações das palestras se multiplicaram, pois, as atividades ficaram disponíveis no site do grupo de pesquisa (GPSEM) para proporcionar àqueles que não puderam participar do evento o acesso às gravações, destacam os professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias”, coordenadores do grupo e do evento.

V Escola de Estudos Avançados
Período de Inscrições: 24/01 a 21/02/2022.
Link para Inscrição: Aqui
Link para programação: Aqui
Carga Horária: 30 horas/aula.
Evento on-line e gratuito
Período do Evento: 22 a 25/02/2022.
Público-Alvo: pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, professores da educação básica e interessados no tema.