Página inicial > Notícias > Aprendendo na prática

Aprendendo na prática

O curso de Graduação Licenciatura Integrada em Educação, Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA tem em sua estrutura curricular uma proposta diferenciada, a qual proporciona aos alunos uma imersão singular na vivência da docência durante todo o curso.

Já no primeiro semestre, os alunos matriculados na disciplina “Prática antecipada em Espaços não formais de ensino de Ciências e Matemática” visitam espaços não formais, institucionalizados e não institucionalizados, em Belém. “O objetivo é proporcionar ao professor em formação, a vivência e o olhar atento para espaços como museus, centros de ciências da Amazônia, entre outros, reconhecendo suas possibilidades como espaços pedagógicos”, explica a professora Ana Cristina Pimentel C. de Almeida.

Os alunos visitaram diversos locais como o Museu Paraense Emilio Goeldi, Museu de Anantomia Humana da UFPA, a Companhia de Saneamento do Pará, Centro de Ciências e Planetário do Pará, Museu de Aquicultura – Aquário Amazônico – UFPA e o Museu de Geociências da UFPA.

Durante a visita ao Museu Paraense Emilio Goeldi, os alunos puderam conhecer toda estrutura pedagógica, os “bastidores” da ciência, como acervo e exposições. O lugar já era conhecido por muitos discentes que, a partir daquele momento, passou a ter um novo olhar sobre o espaço. Outra visita que muito estimulou os discentes foi ao Aquário Amazônico que faz parte de um projeto de extensão do Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (LAPMAR/UFPA) e iniciou-se com a necessidade de estimular a preservação dos ambientes aquáticos e sua biodiversidade.

Para conhecer a estação de Tratamento de Água da COSANPA, a turma contou com o apoio da UFPA que disponibilizou um ônibus para o deslocamento de alunos e professores até o local. Durante a visita os alunos puderam acompanhar todas as etapas de tratamento e distribuição de água para a cidade.

Cada espaço visitado proporcionou aos futuros professores uma nova perspectiva de como ministrar aulas fora do ambiente da sala de aula formal, permitindo explorar os assuntos mais próximos a realidade cotidiana.