Página inicial > Notícias > IEMCI promove Curso de Formação Continuada no Marajó

IEMCI promove Curso de Formação Continuada no Marajó

Mais de 500 professores da rede pública de ensino participaram do Curso de Formação continuada para o aperfeiçoamento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental dos Municípios do Arquipélago do Marajó. O curso faz parte do projeto “Fortalecimento da Educação dos Municípios do Pará”, o qual surgiu a partir de um estudo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/PA) que realizou um diagnóstico sobre os indicadores oficiais da educação pública naquela região. Dentre os dados constatados, identificou-se que a taxa média de reprovação de estudantes dos municípios que compõem o Marajó é de 17,22% nos anos iniciais e de 15,21% nos anos finais, bem como o índice de abandono dos estudantes do Marajó é quase duas vezes maior que a média do restante do estado. O relatório elaborado pelo TCM-PA subsidiou a instalação do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política de Educação (GAEPE) do Arquipélago do Marajó.

No âmbito das preocupações do GAEPE, o Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI/UFPA) foi mobilizado para elaborar e propor um projeto que atendesse algumas das necessidades observadas pelo TCM-PA. A fim de melhorar esses dados, foi elaborada uma proposta de formação para captação de recursos junto ao Ministério da Educação e com execução da Universidade Federal do Pará, por meio do IEMCI.  “O projeto teve por objetivo implementar ações efetivas de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Marajó, pautando-se na BNCC dos anos iniciais em uma visão interdisciplinar sobre os diferentes métodos e metodologias de ensino utilizadas na língua portuguesa, matemática e ciências adequadas a classes seriadas e multisseriadas” explica o professor Hercio Ferreira, coordenador geral do Projeto.

O Projeto foi submetido com anuência da PROEX-UFPA para a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do MEC, sendo aprovado e posteriormente executado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

As ações de extensão para o aperfeiçoamento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no arquipélago do Marajó foram realizadas nos dezessete municípios que compõem o arquipélago: Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Soure, Bagre, Gurupá, Melgaço, Portel, Afuá, Anajás, Breves, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista e Oeiras do Pará. Esses dezessete municípios marajoaras têm, em suas localidades rurais, pequenas comunidades campesinas abrigando a maioria das escolas de todo o município com turmas multisseriadas, ou seja, um professor desenvolve atividades pedagógicas para estudantes de séries e idades diferentes no mesmo tempo e espaço escolar, e essas comunidades geralmente estão muito afastadas das sedes dos municípios, dificultando não somente o contato imediato do professor com as secretarias de educação, como manter sua formação continuada, ter acesso à materiais didáticos, dentre tantas outras dificuldades.

O projeto foi implementado em 2023 e foi desenvolvido em duas etapas, a primeira nos meses de março e abril e a segunda nos meses de julho e agosto. Matemática, Ciências e Língua Portuguesa foram os componentes curriculares ministrados. Teles Júnior, um dos alunos do Curso de Formação Continuada, é professor no município de Curralinho e acredita que o conhecimento adquirido ajudará diretamente seus alunos. “Estou muito feliz em participar desse curso, a partir do qual nós estamos tendo contato com uma qualidade absurda de professores que são profissionais competentíssimos! Grato pelo aprendizado, pelas trocas de experiências riquíssimas, sobretudo, grato pelas novas amizades e elos que formamos! Espero ser/fazer o que os idealizadores buscam com o curso: replicar esse conhecimento, essas novas técnicas para desenvolver meus alunos. Feliz estou”, descreveu.

Esta é mais uma ação do IEMCI na região do Marajó. O arquipélago já recebeu projetos vinculadas ao Instituto em diferentes municípios, envolvendo palestras, formações continuadas e ofertas de curso de graduação e pós-graduação, além disso, tem recebido estudantes marajoaras em sua sede no campus de Belém-PA há mais de uma década em seus cursos de graduação, especializações, mestrado e doutorado. “O Marajó é uma parte muito especial da nossa história enquanto Instituto da UFPA, este projeto mobilizou dezenas de professores doutores do IEMCI e de outras Unidades da UFPA, além de parceiros em outras Universidades sediadas no Pará. Esperamos que as ações de formação repercutam positivamente nas práticas de professores e na aprendizagem dos estudantes da educação básica, especificamente em nossas escolas quilombolas, indígenas e ribeirinhas”, destacou o prof. Eduardo Vieira, Diretor Geral do IEMCI.