Página inicial > Notícias > PPGECM recepciona novos discentes

PPGECM recepciona novos discentes

A aula magna ministrada pelo Professor Dr. Gilson Volpato deu início as atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA. O tema abordado foi “Formação da Mentalidade Científica na Pós-Graduação”. Gilson Volpato possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com estágio pós-doutoral na Agricultural Research Organization (Israel). Atualmente é professor responsável pela disciplina Redação Científica na Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pela disciplina Arte e Prática Científica em diversos Programas de Pós-Graduação da Unesp. O professor Gilson Volpato dedica-se há mais de 40 a temática Ciência e Redação Científica.

Programação Especial

Na mesa de abertura da programação os discentes receberam orientações sobre a vida acadêmica. O Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves, um dos fundadores do programa falou da importância do discente estar imerso no espaço acadêmico. “Para formar um mestre e um doutor de qualidade é necessário que se tenha vivência acadêmica e isso se tem não somente frequentando a sala de aula, mas participando, aprofundando conhecimentos, pesquisando na biblioteca. A missão deste programa é formar professor pesquisador, a realidade da região norte é diferente das demais regiões, nossos mestres e doutores tem que sair daqui prontos para ser professores pesquisadores”, ressaltou.

O professor Marcus Guilherme Moura, Coordenador do PPGECM, destacou o compromisso social e a excelência do curso que tem nota 5 no MEC (nota máxima na categoria de avaliação dos Programas de Pós-Graduação). “Aqui vocês também têm um compromisso social. Desejamos que as pesquisas que vocês realizem resultem em impacto social na educação básica, na pós-graduação, na vida da sociedade, e nos permita levar adiante o legado que já nos deixaram”.

Também participaram da programação docentes que compõem o programa, além de alunos veteranos. O Professor Dr. Eduardo Vieira, Diretor do IEMCI afirmou o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino. No período da tarde houve a apresentação da comunidade e as instruções acadêmicas, grupos de pesquisa e de trabalho no Programa, e informes institucionais.