Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

E-Book

Mapeamento da Pesquisa Acadêmica Brasileira Sobre o Professor que Ensina Matemática.

O E-book evidencia os primeiros resultados do projeto de pesquisa intitulado “Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática”, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM), sob a chancela do CNPq. O objetivo do referido projeto é mapear, descreve e sistematizar as pesquisas brasileiras que têm como foco de estudo o professor que ensina Matemática (PEM), produzidas no período de 2001 a 2012, em programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Capes. A pesquisa contou com pesquisadores em todas as regiões do país, sendo o Prof. Tadeu Oliver Gonçalves um dos coordenadores locais da Região Norte.

O E-book é composto por nove capítulos, sendo que em sete deles apresentam os mapeamentos regionais de dissertações e teses produzidas e defendidas no período de 2001 a 2012 e que tiveram como objeto de estudo o professor que ensina Matemática.

O primeiro capítulo, introdutório, descreve o processo de concepção e de desenvolvimento do projeto de pesquisa; a configuração do PEM como um campo emergente de pesquisa, destacando seus contextos ou dimensões e possíveis focos ou objetos de estudo; o processo de fichamento dos trabalhos e de constituição do corpus de análise da pesquisa do estado da arte; e alguns aspectos físicos dessa produção que totaliza 858 trabalhos.

O capítulo nove apresenta uma síntese das tendências metodológicas e temáticas das 858 pesquisas que compõem o corpus de análise e que têm o PEM como objeto de estudo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página