Página inicial > Notícias > I Caminhada da Alegria - Dia da Criança na UFPA

I Caminhada da Alegria - Dia da Criança na UFPA

O evento aconteceu no dia 14 de outubro, das 8h às 12H.

O objetivo foi aproximar as escolas da Educação Básica das ações desenvolvidas a partir de uma perspectiva interdisciplinar na UFPA, em especial, no curso de Licenciatura Integrada em Educação Ciências Matemática e Linguagens. O tema foi vida saudável, por isso, a caminhada e o tipo de lanche oferecidos às crianças.

Sendo assim, o projeto de pesquisa Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes propôs o evento em parceria com os projetos Laboratório de Ludicidade e Laboratório Sertão.

A direção da faculdade (FEMCI) e a direção do Instituto (IEMCI) apoiaram e articularam com a equipe de organização as seguintes atividades realizadas no dia 14:

Concentração no IEMCI para pintura, identificação das crianças por meio dos crachás e entrega dos balões; Cortejo com palhaços, personagens dos desenhos animados, músicas infantis e acompanhamento dos responsáveis pela orla da UFPA até o hall da Reitoria onde o cortejo foi recebido pelas equipes dos diferentes projetos. As crianças e responsáveis tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras diversas, pintura, mediação de leitura (graduandos e pós-graduandos do IEMCI) e com artistas locais: Erlon Santos (músicas), Leonel Ferreira (Contação de histórias), Marcelo Siqueira e Suani Correa (Palhaçaria); sorteio de brindes; premiação do concurso da logomarca do grupo de Artes (EncanTArtes) do IEMCI e lanche.

A primeira versão do evento teve a inscrição de 120 crianças filhas dos funcionários da UFPA, alunos atendidos pelos estágios da Licenciatura Integrada, Clube de Ciências e ECNBiblioteca do Guamá valorizando as parcerias dos projetos do IEMCI com os espaços de convergências pedagógicas, culturais e familiares que fortalecem o processo formativo dos graduandos e pós-graduandos.

A ideia é nos próximos anos ter a adesão de outros institutos para que o cortejo saia de vários lugares, faça atividades em diversos espaços da UFPA e se concentre na área da Reitoria para que outras atividades lúdicas e culturais sejam oferecidas ao público.