Página inicial > Notícias > Nota de pesar - Falecimento da Prof.ª Rosália Aragão

Nota de pesar - Falecimento da Prof.ª Rosália Aragão

É com pesar que informamos o falecimento da Professora Rosália Maria Ribeiro de Aragão, ocorrido em 1º de Abril de 2019, na cidade de Campinas - SP. Rosália Aragão formou-se em Letras na Universidade Estadual da Paraíba em 1963, era Mestre em Educação (PUC-SP) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, título obtido em 1973.  A UNICAMP foi a Instituição na qual Rosália Aragão exerceu a docência e a pesquisa por mais tempo, e também onde concluiu o Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática no ano de 1999. Além da UNICAMP, a Professora Rosália Aragão realizou estágios e atuou como docente, pesquisadora e consultora em mais de 15 Instituições de Ensino Superior, dentre elas a Universidade de Brasília (UnB);  Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Universidade da Amazônia (UNAMA); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Bowling Green State University, B.G.S.U- EUA; University of East Anglia, UEA – Inglaterra, dentre outras. Entre os anos de 2001 e 2010 a Professora Rosália Aragão foi Professora concursada da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituição na qual atuou anteriormente na colaboração para a criação do Clube de Ciências, em eventos para a formação de professores nas décadas de 1980 e 1990 e em inúmeros projetos e programas voltados para a atuação docente na educação básica. A criação do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM recebeu colaboração direta da professora Rosália Aragão, tanto no Mestrado (2000) quanto no Doutorado (2008), além de ter sido uma das idealizadoras do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem da UFPA. O Instituto de Educação Matemática e Cientifica da UFPA lamenta profundamente a perda e ao mesmo tempo manifesta eterna gratidão pelo convívio e aprendizado com a Professora Rosália, que em todos estes anos fez com que perdêssemos a acomodação diante de práticas infrutíferas, movimentando-nos na direção de aprender e ensinar o que sonhamos.