Página inicial > Notícias > Encontro Nacional de Clube de Ciências

Encontro Nacional de Clube de Ciências

Prorrogadas as Inscrições para submissões de trabalhos do Encontro Nacional de Clube de Ciências.

Estão prorrogadas até o dia 10 novembro de 2019 as inscrições para as submissões de trabalhos a serem apresentados no Encontro Nacional de Clube de Ciências - Aspectos históricos e epistemológicos. O evento é promovido pelo Instituto de Educação Matemática e Cientifica da UFPA e será realizado no período de 3 a 5 de dezembro de 2019 em Belém.

O  ENACC propõe colocar em pauta aspectos históricos e epistemológicos das diferentes iniciativas de estímulo a iniciação científica infanto-juvenil e formação de professores da região amazônica e em outras regiões do Brasil e tem por objetivo oportunizar a divulgação científica e tecnológica dos Clubes de Ciências do Brasil fortalecendo a colaboração de pesquisas desenvolvidas na Amazônia e demais regiões do país. Também se propõem a sistematizar discussões acadêmico-científica a partir de pesquisas sobre Clubes de Ciências no Brasil, potencializando a ação educativa destes espaços para a alfabetização científica de crianças e jovens.

O evento faz parte da programação dos 40 anos do Clube de Ciências da UFPA. Criado em 1979, no contexto do projeto de pesquisa de dissertação de mestrado da Professora Terezinha Valim, o Clube vem realizando um trabalho na melhoria do ensino de Ciências e Matemática no Estado do Pará. Hoje é um projeto de extensão do IEMCI e dá a oportunidade aos estudantes de licenciatura de atuarem como professores-estagiários e poderem experimentar, em sala de aula, atividades educativas inovadoras.

Critérios de Submissão: Poderão submeter trabalhos: Professores da educação básica ou superior que atuam ou atuaram em Clubes de Ciências ou similares, ou Estudantes de graduação ou pós-graduação que que atuam ou atuaram em Clubes de Ciências ou similares. O trabalho deve versar sobre uma das três áreas temáticas do evento (Formação de Professores em Clubes de Ciências; Iniciação Infanto-Juvenil em Clubes de Ciências ou Inovação e produtos sócios-científicos de Clube de Ciências).

Modalidade:
Comunicação oral ou poster (presencial);
Comunicação oral (à distância, via webconferencia).

Serviço:
Encontro Nacional de Clubes de Ciências