Página inicial > Notícias > Mesa Redonda: Relações Bioeconômicas e História da Ciência na Amazônia

Mesa Redonda: Relações Bioeconômicas e História da Ciência na Amazônia

O Instituto de Educação Matemática e Cientifica promove nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, a mesa redonda “Relações Bioeconomicas e História da Ciência na Amazônia”, o evento faz parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Vão compor a mesa os professores: Dr. Eduardo Vieira (IEMCI/UFPA); Prof. Dr. Diego Machado (UFPA); Prof. Dr. Jorge Machado. A atividade está sendo promovida pelo Grupo de Estudos em Filosofia e História da Ciência e da Educação (GFHCE) vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA. O evento vai discutir sobre História da Ciência em episódios da Região Amazônica (a captura de tartarugas antes do século XX e as alternativas botânicas para substituir o papel econômico das seringueiras) com a intermediação dirigida ao desenvolvimento do conceito de bioeconomia na contemporaneidade e de relações com determinadas práticas na Região Amazônica que podem ou não inserir-se no contexto bioeconômico ou de economia ecológica.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com secretarias da área nos Estados e nos municípios, além de universidades, escolas e instituições de ensino e pesquisa. É uma semana dedicada à divulgação de projetos e ações que tenham como fundamento básico a Educação Científica e seu viés tecnológico, ou seja, um período dedicado a apresentar à sociedade os resultados de pesquisas e as ações que são desenvolvidas nessas áreas.

A UFPA está realizando diversas ações de popularização da ciência por meio do projeto “Explorando o tema da Bioeconomia: conhecimento prudente para uma vida decente”, aprovado na Chamada CNPq MCTIC n. 09/2019. O trabalho vem sendo desenvolvido numa ação conjunta entre as seguintes Unidades da Instituição: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

Mesa:  “Relações Bioeconômicas e história da Ciência na Amazônia”
Participantes: Prof. Dr. Eduardo Vieira; Prof. Dr. Diego Machado (UFPA); Prof. Dr. Jorge Machado (UFPA);
Data: 24/10/2019
Horário: 9hs