Página inicial > Notícias > I Seminário de Socialização do Projeto “Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia: Criações, Afetos e Letramentos na Formação Docente"

Socializar práticas de docência vivenciadas no âmbito do projeto Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia” é o objetivo do primeiro seminário realizado pelos integrantes. O seminário trabalhará as temáticas Criações, afetos e letramentos na Formação docente”. O evento trata de experiências realizadas sob uma perspectiva criativa, na qual se implementaram propostas de ensino integradoras, integrativas e inovadoras, em uma parceria colaborativa de aprendizagem entre docentes da rede pública de ensino, licenciandos e egressos do curso de Licenciatura Integrada em Educação, Matemática e Linguagens (LIEML), estudantes de pós-graduação em Letras, docentes do ensino superior, estudantes dos anos iniciais e sociedade civil, por meio da Rede de bibliotecas Comunitárias Amazônia Literária, Programa Conexões de Saberes, além de pais e mães de estudantes do Clube de Ciências da UFPA.

O tema deste primeiro encontro é Criações, Afetos e Letramentos nas Práticas Docentes e conta com a participação de professores da rede básica de ensino, seus alunos, rede de bibliotecas comunitárias, alunos do IEMCI, egressos também, além de pós-graduandos, pais e mães do Clube de Ciências. “Neste encontro, procuraremos compartilhar a força inventiva que nos moveu ao longo deste ano na produção-criação de práticas docentes potentes e inovadoras. Esse movimento criativo nos afetou e nos transformou a cada encontro ocorrido nas escolas e/ou na universidade em reuniões de planejamento integrado, orientações semanais, reuniões de estudo com os diferentes
públicos, aulas nas escolas situadas na região metropolitana e nas ilhas, entre outros espaços e contextos. Nesta direção, intencionamos movimentar criações e afetos em outros corpos, em outros participantes, bem como refletir e recriar nossas práticas docentes, em um processo ilimitado, livre e colaborativo, consolidando assim, um modo próprio de ensino, pesquisa e extensão, ampliando os contextos de atuação, sujeitos, parcerias e as ações formativas que já renderam à equipe o reconhecimento internacional no eixo qualidade na formação da I Convocatória PREDALC (2018), sendo considerada uma das 33 experiências inovadoras na Formação docente na América Latina e Caribe, destacando-se como a única selecionada na região Norte”, explicaram as coordenadoras do projeto, a professora Isabel França Rodrigues e a professora Elizabeth Souza, docentes do Instituto de Educação Matemática e Científica- IEMCI.

Público- Alvo: Professores e estudantes de todos os níveis de ensino, sociedade civil.

I Seminário de Socialização do Projeto “Alfabetização, letramento e docência na Amazônia
Data: 16/12/2019
Horário: 08h às 20h30
Local: Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)- Universidade Federal do Pará- Campus Básico