Página inicial > Notícias > I Encontro On-line da ABALF-NORTE

I Encontro On-line da ABALF-NORTE

Será nesta quinta-feira, dia 25 de junho o “I Encontro On-line da Abalf Norte” com o tema : Tempo de (re) aprender: Política Nacional de alfabetização e formação de professores no Brasil. O evento contará com a participação do Prof. Dr Nelson José de Souza Júnior (Pró-reitor de Extensão, no exercício da Reitoria da UFPA), Prof. Dr. Lourival José de Martins Filho (Presidente Nacional da Anped), Prof. Dr. Roberto Leher (Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRJ) e Prof.ª Dr.ª Eliane Teresinha Peres (Coordenadora do GT Alfabetização, Leitura e Escrita da ANPED).

O encontro é de extrema relevância no atual contexto em que vivemos.  “É muito importante a participação do IEMCI nessa discussão nacional no campo da alfabetização, enquanto instituição formadora de professores, o Instituto é o único no Brasil com curso diferenciado e se junta ao ICED para em união pensar em alfabetização na região norte.”, ressaltou a professora Elizabeth Orofino. Desse modo, a coordenação do evento, convida os professores alfabetizadores, professores do ensino fundamental, básico, médio e universitário, pesquisadores, gestores municipais de todo Brasil para participar do encontro on line.  Durante a live, o chat estará aberto para perguntas.

Em novembro de 2019, ocorreu no auditório do IEMCI o I Encontro Presencial da Abalf/Norte intitulado "Memória do Futuro para Alfabetização na Amazônia: dialogar, planejar e pesquisar alfabetização". Na ocasião foram apresentadas as representantes regionais eleitas democraticamente pelos integrantes da Associação Brasileira de Alfabetização, as professoras pesquisadoras: Elizabeth Orofino Lucio – UFPA /IEMCI/PPGCIMES, como titular e Selma Costa Pena- ICED/UFPA, como suplente. A partir desse encontro foram levantadas necessidades de ensino, formação inicial e continuada docente, de dirigentes municipais, coordenadores pedagógicos, docentes de sala de leitura, bibliotecários, docentes de sala de leitura e etc. alicerçadas na realidade da região e por meio da democracia participativa exercida no encontro foram elencadas as prioridades, sendo eleita como prioridade principal pelo grupo conhecer a Abalf e o Grupo de Trabalho Alfabetização, Leitura e escrita da Associação Nacional de Pós-Graduação de Educação no Brasil/ANPED e seu elo com as políticas de formação docente e de alfabetização.

Serviço:

Primeiro Encontro On-line da ABALF-NORTE
Data: 25 de junho.
Horário: 18h30.
Local: Canal do Laboratório Sertão das Águas (LASEA), no Youtube.