Página inicial > Notícias > I Fórum da Internacionalização da Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas

I Fórum da Internacionalização da Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas

Com o objetivo de debater ações para internacionalizar as pesquisas em Educação em Ciências e Matemáticas, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) promove o I Fórum de Internacionalização da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, no dia 19 de maio de 2023, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). “O Fórum se faz importante para demarcar a inserção dos PPGs no cenário internacional a partir da América Latina, além de poder apresentar à comunidade acadêmica as possibilidades de parcerias científicas por meio da REDPEL”, destaca a Prof. Dra. Ana Cledina Gomes, da Coordenação do Fórum.

Com o tema “O papel da REDPEL no caminho da internacionalização”, o evento é fruto da articulação das comunidades do PPGECM, do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC). A internacionalização do conhecimento científico por meio dos Programas de Pós-Graduação é uma das metas que o IEMCI se propôs a alcançar. A Professora Ana Clédina Gomes destaca algumas ações do Instituto nesse caminho. “Atualmente os Programas de Pós-Graduação do IEMCI recebem estudantes de outros países que vêm a partir de Programas de Intercâmbio. Com a inserção do IEMCI na REDPEL a possibilidade de recebermos estudantes da Argentina, de Honduras, do Peru, do México, do Chile, entre outros países que integram a Rede, assim como o processo de encaminhamento de nossos alunos para esses países se torna muito mais acessível. Essa integração com países de língua espanhola também acaba sendo um diferencial para aqueles que possuem dificuldades com a proficiência em outras línguas não latinas”.

O Fórum reunirá docentes e discentes dos PPGs realizadores e contará com a participação de dirigentes da UFPA e integrantes da Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica (REDPEL). Sob o tema “Espacios de internacionalización: REDPEL y REDEPEL. El tiempo de participación.”, a primeira mesa redonda será composta pelos professores doutores Alex Sánchez (Pontificia Universidad Católica del Perú), Ana Clédina Rodrigues e Marcos Guilherme Moura Silva e pela doutoranda Miane Quaresma. Em um segundo momento, os “Caminhos na UFPA e na Pós-Graduação” serão discutidos pelos professores doutores Edmar Tavares da Costa e Maria Iracilda da Cunha Sampaio, respectivamente pró-reitores de Relações Internacionais e de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. O evento será aberto ao público. Para mais detalhes sobre a programação do Fórum, clique aqui.( https://www.ppgecm.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/noticias/Programa_I_Forum_Internacionalizacao_PPGECM.pdf)

Sobre a internacionalização do PPGECM

Em 2022, o PPGECM completou 20 anos de trajetória na formação de mestres e doutores em Educação em Ciências e Matemáticas e alcançou a nota 5 na Avaliação Quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – dois importantes indicadores de consolidação nacional e qualidade das pesquisas realizadas pelo Programa. A partir deste cenário, tendo em vista a expansão internacional, ações de cooperação com instituições e pesquisadores estrangeiros vêm sendo fortalecidas e criadas, a exemplo de editais de qualificação das publicações, mobilidades acadêmicas e redes de cooperação. A REDPEL é uma dessas redes e reúne pesquisadores de instituições do Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Equador e Honduras, visando o fortalecimento de grupos de pesquisa, da formação de recursos humanos, da produção acadêmica, e dos espaços de diálogo entre os integrantes.

SERVIÇO
I Fórum de Internacionalização da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas: O papel da REDPEL no caminho da internacionalização
Data e horário: 19 de maio de 2023, às 9h
Local: Auditório do IEMCI (Universidade Federal do Pará – Campus Básico).
Programação:
10h – Mesa de Abertura;
11h – Mesa Redonda 1: Espacios de internacionalización: REDPEL y REDEPEL. El tiempo de participación;
14h30 – Mesa Redonda 2: Caminhos de internacionalização na UFPA e na Pós-Graduação.
 Para mais detalhes da programação, clique AQUI.