Página inicial > Notícias > Fórum debate ações para internacionalizar as pesquisas dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI

A internacionalização é uma etapa muito importante para o desenvolvimento da educação de nível superior e da pesquisa científica. Uma estratégia amplamente utilizada pelos grandes centros de pesquisa e que gera impactos ao ampliar a base dos conhecimentos dos pesquisadores, além de ampliar o alcance dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores locais, resultando numa grande cooperação científica internacional.

Durante o I Fórum de Internacionalização da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, realizado no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica no dia 19 de maio, foram apresentadas à comunidade acadêmica do Instituto a Rede de Pós-graduandos em Educação da América Latina (REDPEL) e a Rede de Docentes e Egressos da Pós-graduação na América Latina (REDEPEL). Também foram abordadas as possibilidades de ações de intercâmbio e parcerias científicas. O evento é uma ação, a partir do edital do Edital Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação PDPG/Capes, consolidação 34, e reuniu alunos dos programas de pós-graduação do IEMCI, além de professores, coordenadores de cursos, o diretor do programa de Mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru. a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr.ª Iracilda Sampaio e o Pró-Reitor de Relações Internacionais, Prof. Dr.  Edmar Costa.

O professor Dr. Eduardo Vieira, diretor do IEMCI, falou dos investimentos, no que tange a internacionalização curricular, que já estão sendo feitos pelo Instituto e ressaltou a importância da aproximação com os pesquisadores dos países da América Latina. “Nós devemos pensar a internacionalização como algo próximo, talvez tenhamos mais problemas em comuns quando a gente fala em pano amazônica com países que integram essa terminologia que, por exemplo com alguns estados do Brasil que tem problemas distintos dos que a gente tem. Talvez tenhamos problemas relacionados com classes multiseriadas em escolas ribeirinhas, que são mais comuns em termos de observação por exemplo na Venezuela, do que o Rio Grande do Sul”, exemplificou.

Mobilidade Discente e Docente, produtos acadêmicos, redes de internacionalização e cooperação internacionais, e internacionalização curricular com ofertas de disciplinas transversais foram apresentados como alguns dos caminhos que já estão sendo trilhados rumo a excelência internacional no âmbito do IEMCI. “Até 2024, a meta é termos dezenas de acordos internacionais vigentes e colaborativos, ampliando nosso alcance na América Latina, países caribenhos e países europeus, tornando o ambiente de nossas pós-graduações cada vez mais globais”, explicou o coordenador do PPGCEM, prof. Dr. Marcos Silva.

O Fórum reuniu docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação do IEMCI, na oportunidade a doutoranda Miani Quaresma foi apresentada como a representante discente na REDEPEL. “Meu papel como representante é ser o elo entre a REDEPEL os nossos docentes, levando as nossas demandas, propondo formas de contribuirmos para essa rede de pesquisa e ensino”, descreveu a discente.

Acesse aqui e veja o evento na íntegra