Página inicial > Notícias > Inscrições para o Edital Futuras Cientistas 2024

Inscrições para o Edital Futuras Cientistas 2024

Estão abertas as inscrições para submissão de projetos para o Edital Futuras Cientistas 2024, na categoria Imersão Cientifica. A Universidade Federal do Pará é uma das instituições parceiras e os candidatos deverão submeter os projetos de trabalhos, conforme edital (https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/docs-futuras/edital_10-2023_pfc_cetene_planos-de-trabalho-oficial.pdf).

Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.
O Programa tem por objetivo estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

O Programa Futuras Cientistas CETENE/MCTI já realizou 9 edições de Imersão Científica, os quais eram realizados somente em Pernambuco. Em 2022, o projeto com apoio do CNPq, lançou edital expandindo para os demais estados brasileiros e a UFPA foi uma das Unidades que teve projeto aprovado no edital, o qual foi executado em 2023. O IEMCI foi uma das Unidades executoras com atividades sendo desenvolvidas em diversos laboratórios da UFPA.

Imersão Científica 2024
Inscrições até 12/06/2023