Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Laboratório de Ensino de Ciências do IEMCI passa por readequação
Início do conteúdo da página

Laboratório de Ensino de Ciências do IEMCI passa por readequação

imagem sem descrição.

O laboratório de Ensino de Ciências do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (LABCI) concluiu mais uma etapa do processo de readequação às normas de segurança e boas práticas de gerenciamento de resíduos químicos. A previsão é que todo o processo seja concluído até junho de 2025.

No LABCI são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, permitindo que alunos da graduação, pós-graduação do IEMCI e do Clube de Ciências desenvolvam atividades experimentais, investigativas, componentes fundamentais do processo formativo destes estudantes.

Em 2024, a Universidade Federal do Pará (UFPA) emitiu uma nota informando que todos os laboratórios da instituição devem passar por um processo de adequação às “regras e diretrizes para a gestão das atividades com produtos e resíduos químicos controlados  no âmbito da UFPA”, que consiste na (re)adequação dos espaços às novas legislações vigentes no que dizem respeito ao uso de produtos químicos, geração de resíduos e normas de segurança em laboratório, conforme estabelece a Portaria nº 3594/2024  DIPROQUIM / PROAD - UFPA.

O IEMCI instituiu um grupo de professores para realizar as readequações. A ação foi realizada por uma equipe coordenada pela professora Ariadne Peres, coordenadora do Laboratório de Ciências do IEMCI, juntamente com os professores: Andrela Parente, vice-coordenadora do laboratório; Jesus Brabo, responsável técnico; Wilton Pessoa e Marcelo Pinheiro, agentes de controle da unidade; Jonatas Barros, coordenador do Clube de Ciências. Assim como os bolsistas da pós graduação PPGCEM Ivana Thariny Leal; Jaíne Miranda; Bárbara Sepulvreda; bolsista PIBIC Heloisy Pereira; bolsista PIBEX Samuel Fernandes; graduandos voluntários; Joyce Santos, Ana Maria Leal, Lilian Cruz, Hyelen da Silva, Nain Monteiro e, servidores da Prefeitura Multicampi da UFPA (responsáveis pela logística e recolhimento de resíduos perigosos), da coordenadora da DIPROQUIM (Divisão de Produtos Químicos da UFPA) e presidente da Comissão GERP-LAB (Comissão de Regulação e Gestão de Produtos Controlados e de Resíduos de Laboratórios) professora Adriana Miranda, doutoranda do PPGECM.

Na UFPA, a Diretoria de Compras e Serviços/PROAD é a Unidade responsável pelo controle, gestão e fiscalização das atividades com substâncias controladas e resíduos químicos.

A equipe do IEMCI já realizou a triagem, organização e catalogação dos produtos químicos do LABCI, e continua trabalhando para que o atendimento às normas de biossegurança possa ocorrer, visando o bom funcionamento do espaço.

registrado em:
Fim do conteúdo da página