Professora Terezinha Valim recebe título de Professora Emérita da UFPA
A professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves foi homenageada com a o título de professora Emérita da Universidade Federal do Pará, honraria que consagra uma trajetória acadêmica e de vida dedicada à educação. A cerimônia contou com a participação de familiares, amigos e parceiros que fizeram parte dessa história. A celebração iniciou com um cortejo formado por pessoas convidadas pela homenageada que representaram momentos importantes em seu percurso acadêmico. O memorial apresentado pela professora France Fraiha, do IEMCI, foi uma narração emocionante marcada pelo reconhecimento de uma vida de trabalho árduo, dedicação e um amor incondicional pelo ofício, refletidos em frutos dentro do lar e da sua segunda casa que é a UFPA. “Este momento representa para mim, não somente um reconhecimento de um percurso de trabalho e dedicação ao serviço público e, portanto, à sociedade, mas põe em destaque a importância do trabalho coletivo, do fazer com, e não para os outros, de decidir juntos, e construir colaborativamente. Agradeço a todos os que partilham e partilharam da minha vida, da minha trajetória”, agradeceu a professora emérita.
O Magnífico Reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva relembrou a época em que conheceu a professora Terezinha, em meados da década de 1980, quando o número de professores nas cidades fora da região metropolitana de Belém era de aproximadamente 25 mil, dos quais apenas 150 tinham o título de graduação e destacou que pessoas como a professora Terezinha tiveram a determinação de sair dos muros da Universidade em Belém e ir para os interiores do Estado para trabalhar e mudar esse cenário. ”Terezinha atuou de forma muito importante nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e mais do que isso, esteve na gestão e com uma compreensão de totalidade que fascina a todos nós. Construiu um legado sólido e duradouro que, ao longo de décadas, vem produzindo frutos para várias gerações, impulsionando a estruturação e expansão da nossa Universidade, construindo um mundo melhor através da educação. Liderou inúmeros processos inovadores, trouxe a semente para os Clubes de Ciências, porém mais do que formar cientistas, ajudou a formar cidadãos críticos e conscientes. Ela é uma sonhadora realizadora”.
Quebrando os protocolos da cerimônia, o professor Tadeu Oliver Gonçalves, professor da UFPA, esposo e companheiro de vida e de trabalho, também a homenageou de púlpito. “Terezinha não só acompanhou a evolução da UFPA, ela a construiu com visão pioneira e liderança colaborativa. Esteve à frente de iniciativas que mudaram rumos e processos de ensino e aprendizado na educação. Como esposo e companheiro de longa caminhada tenho o privilégio de ver de perto a grandeza dos seus gestos, a constância de seus valores e a beleza de suas escolhas. Minha mestra de vida, parabéns por tudo o que você construiu, com firmeza e com ternura”.
A professora Terezinha Valim traz um extenso currículo, com atuações dentro da sala de aula e na área administrativa, em cargos como Pró-Reitora de Extensão da UFPA, Coordenadora Adjunta da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES, sendo a primeira Adjunta da Área Ensino da Região Norte. Foi Conselheira da Câmara da Educação Básica do Conselho Estadual de Educação – CEE/PA, coordenadora do PPGDOC/IEMCI, Diretora Geral do IEMCI. Coordenou o PPGECM/UFPA, também coordenadora do Programa EDUCIMAT (Rede Nacional de Formação de Professores/SEB/MEC) é fundadora do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA) e atualmente, embora já esteja aposentada, a professora Terezinha segue trabalhando, agora em seu projeto com as Plantas Comestíveis não Convencionais (PANC), que agrega estudantes estagiários de licenciaturas e alunos da Educação Básica, os sócios mirins. Ela segue sendo frutífera, imponente e necessária. “Como o Angelim vermelho, a maior árvore encontrada na Amazônia. Ela é imponente pelo tamanho, nada na floresta se aproxima tanto do céu. É o organismo vivo, pungente. Ao seu redor a floresta se fortalece. Assim, é você Terezinha Valim, mantenedora de um grande bioma, do qual fazemos parte, somos todos frutos da tua imensidão, que és em nossa floresta”, destacou o professor Eduardo Vieira, Diretor do IEMCI.
Quer conhecer um pouco mais da história da professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves? Acesse AQUI o memorial descritivo da professora defendido para o título de professora titular, em 2015.
Texto: Ascom/IEMCI
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA
Redes Sociais